Espaço
Bi e Tridimensão
Desde que o ser humano começou a desenhar, procurou representar na superfície a realidade que ele via no espaço. Na pré-história, os homens primitivos representaram objetos e animais do seu entorno de forma chapada (plana), porém, em vista da dificuldade de expressar as figuras tridimensionais, faziam contorno para separá-las do restante do desenho com o objetivo de realçar cada parte.
Os erros na representação tridimensional perduraram até a primeira metade do século XV, quando foram estabelecidos princípios matemáticos objetivos que unificaram a forma como todo artista e arquiteto vê o espaço. Começaram então, a desenhar com perspectiva.
As duas dimensões são comprimento e largura. Estas em conjunto estabelecem uma superfície plana, sobre a qual podem ser dispostas marcas visíveis planas que não tem profundidade, podem ser figurativas ou abstratas. É uma criação humana. O desenho, a pintura, a impressão, o tingimento ou mesmo a escrita são atividades que levam diretamente a formação do mundo bidimensional.
Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espaço com profundidade física, a terceira dimensão. Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada vez que o movimentamos, percebemos um formato diferente porque a relação dele com nossos olhos foi modificada. É na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado.
Dimensão – É a porção de espaço ocupada por um elemento.
Bidimensão – Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.
Exemplo – Uma figura geométrica (quadrado)
Exemplo – Uma obra de arte – “Gato” – Romero Britto
O mundo Tridimensional
Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espaço com profundidade física, a terceira dimensão. Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação o objeto e nossos olhos foi modificada. È na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado.
As dimensões primárias são: comprimento, largura e profundidade. E possuí também: cor, textura, ponto, linha, direção, posição, contrastes...
Tridimensão ilusória - O desenho em perspectiva, apesar de estar sobre uma base bidimensional (largura x altura), aparenta que é tridimensional (largura x altura x profundidade). Podemos dizer que é uma representação tridimensional ilusória. Isto acontece porque é criado um ou dois pontos de fuga e todas as linhas do desenho partem desses pontos. O que está mais próximo dos nossos olhos ficará maior e, a medida que os elementos vão ficando próximos do ponto de fuga, vão ficando cada vez menores.
Esculturas de Amílcar de Castro
(1920-2002)
O Terraço do Café à Noite, de Van Gogh
Autor: Vincent Van Gogh
Onde ver: Rijksmuseum Kroller-Muller, Otterlo, Holanda
Ano: 1888
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 81cm x 65,5cm
Movimento: Pós-impressionismo