top of page

Simetria

O que é  

 

Simetria em Arte ?

As pesquisadas relatam que as Simetrias são encontradas, freqüentemente, na natureza: olhe para o seu corpo, olhe para as imagens em um espelho, olhe as asas de uma borboleta, as pétalas de uma flor ou uma concha do mar.

Simetrias também podem ser achadas na arte (o desenho do corpo humano mostrado acima, é um trabalho de Leonardo da Vinci), na arquitetura e em objetos da nossa vida comum, como, por exemplo, uma tesoura.

Simetria é por vezes definida como “proporções perfeitas e harmoniosas” ou “uma estrutura que permite que um objeto seja dividido em partes de igual formato e tamanho”. Quando pensamos em simetria, provavelmente, pensamos em algum tipo de combinação de todas ou algumas dessas palavras. Isto porque quer em biologia, arquitetura, arte ou geometria, simetrias refletem, de alguma forma, todas estas características.

O adjetivo simétrico para Cantelle (2007) indica equilíbrio, harmonia, ordem e correspondência entre partes.

A simetria está nas igreja, casas, calçadas e outros lugares.

 

Há vários tipos de simetria, mas aqui vamos estudar apenas duas: bilateral e radial.
a) a simetria bilateral são as que são dispostas dos dois lados, um espelhando o outro, em relação ao eixo central.
Nas artes (pintura, escultura e Arquitetura) ocorre simetria bilateral quanto todas as formas, pesos, cores, linhas e movimentos são distribuídos em equilíbrio entre a esquerda e a direita, entre a parte e alta e baixa, entre as partes divididas diagonalmente. A imagem aparece, então perfeitamente ordenada, equilibrada, dando-nos a idéia e a sensação de estabilidade.



b) a simetria radial ocorre quando todos os pontos passam por um centro ou se irradiam do centro para fora. Encontramos exemplos de simetria radial nas rodas de bicicleta, nas quais os aros partem de um único centro. Vemos também nas flores e nos cristais das neves.

 

Flocos de neve

Floco de neve

Rosácea Gótica

Rosáceas

Insetos simétricos

Aro de bicicleta

A Simetria e a Assimetria no Design

 

  • Simetria

Simetria é a conformidade entre tamanhos, formas e posições entre as partes de um todo, a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares.

 

De uma forma geral, nossos olhos tendem a buscar a perfeição e a organização em tudo o que percebemos como forma dentro de um design. A teoria do Gestalt explica isso: ela descreve como as estruturas mentais tentam organizar os dados visuais – e sugere que nós, seres humanos tentamos criar uma ordem natural nas coisas que vemos. Isso nos remete à ideia de Simetria, que é a conformidade entre tamanhos, formas e posições entre as partes de um todo. De uma maneira bem resumida, podemos afirmar que a  simetria é a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares. Já a Assimetria é simplesmente a ausência de simetria.

 

De uma forma geral, nossos olhos tendem a buscar a perfeição e a organização. Não é de se admirar, então, que empresas de sucesso como Motorola, McDonald’s e uma grande quantidade de empresas utilizem a simetria em seus logos, como podemos ver nos exemplos a seguir:

O nome da marca veio da união das palavras “motor” (em alusão á movimento) e “ola” (como referência ao som, como em vitrola, por exemplo). Dessa forma, a marca MOTOROLA remetia à ideia de som em movimento.

Motorola

Os arcos dourados, ou Golden Arches são originalmente arcos reais, que faziam parte do projeto da fachada do restaurante e foram incorporados ao logo em 1962.

McDonald’s

Mercedes-Benz

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz representa a triplicidade das atividades da Empresa, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, representadas na estrela de três pontas adotada como logotipo em 1909.

Toyota

O logotipo da Toyota é formado por 3 elipses: a vertical representa seus Clientes; A horizontal, seus produtos; A maior unifica o universo dos Clientes ao de seus produtos. A combinação das elipses simboliza o “T” da Toyota.

Audi

O logotipo da Audi remonta a 1932 quando a Auto Union se fundiu com as fabricantes de automóveis DKW, Horch e Wanderer. Cada um dos quatro círculos representa uma dessas empresas, ligadas entre si como uma só.

  • Assimetria

 

Mas, enquanto a simetria é esteticamente agradável e até reconfortante, com ela também corre-se o risco de tornar o seu logotipo demasiado previsível. A Assimetria, por definição, não tem simetria. Caracteriza-se por um desequilíbrio e desordem, e este tipo de tensão pode ser perturbador, mas também pode ser  profundamente interessante. Assimetria tende a levar um tipo de complexidade que transmite emoção, irreverência e jovialidade, dependendo da execução.

YouTube

Chad Hurley, um dos criadores do youtube, estudou design na Universidade da Pensilvânia. Na criação do site, desenhou um logotipo que, de tão bem aceito, continua sendo usado até hoje.

Nike

O logotipo da Nike se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.

Facebook

O logotipo original do Facebook apareceu contando apenas com a palavra “facebook” e um retângulo azul que enquadra a palavra. Este azul tornou-se sinônimo da marca e um pouco como o vermelho da Coca-Cola é uma das cores corporativas mais reconhecíveis do panorama gráfico mundial.

Gatorade

Depois de utilizar um raio como principal símbolo da marca em seu logotipo, recentemente sofreu uma profunda reformulação, onde o logotipo de GATORADE passou a ser representado apenas pela letra G com um raio no meio.

bottom of page