Cor - Teoria e Significados
O que é a Teoria das Cores
Teoria das Cores são os estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz a natureza das cores, realizados por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe, entre outros.
Leonardo Da Vinci, em suas pesquisas e formulações retratadas no livro "Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz", afirmava que a cor era uma propriedade da luz e não dos objetos.
Mais tarde, o físico inglês Isaac Newton, nos seus experimentos estudou a influência da luz do sol na formação das cores. Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro.O espectro é formado pela união das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As sete cores que compõem a luz do sol e que formam o arco-íris.
O círculo cromático contém 12 diferentes cores, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível.
O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou ausência de luz. A cor branca é a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas.
Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares.
Os estudos realizados pelo escritor alemão Goethe influenciaram a percepção subjetiva das cores e a relação entre as cores e a Psicologia e Fisiologia.
Quando a luz branca atinge um objeto ele absorve algumas cores e reflete outras; somente as cores refletidas contribuem para a interpretação da cor feita pelo observador.
Classificação das Cores
Cores Primárias, Secundárias e Terciárias
As cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias, que formam todas as cores presentes em nosso mundo, conheçam-nas.
Tudo em nosso planeta é formado porcores, que realçam a beleza natural de tudo que existe. Usadas em obras de arte, na pintura de ambientes, no movimento em baladas, elas estão presentes na nossa vida desde que nascemos até o momento da morte.
É objeto de estudo da ciência que recebe o nome de colorimetria, a qual cria sistemas de quantificação da cor, procurando analisar o tom, origem da cor, a saturação natural ou com pigmentação e o grau de intensidade, potência de cada uma delas.
Elas podem ser classificadas em:
Cores Primárias
O amarelo, o azul e o vermelho são cores primárias. Ou seja, elas são puras, sem mistura. É a partir delas que são feitas as outras cores.
Cores Secundárias
O verde, o laranja e o roxo são cores secundárias.
Cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias.
Cores Terciárias
As cores terciárias são resultante da mistura de cores primárias com secundárias como exemplificado nas misturas abaixo.
Cores Quentes e Frias
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.São aquelas que nos transmitem a sensação de calor.
As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde.São aquelas que nos transmitem a sensação de frio.
Cores Neutras
Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e preto. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
Os tons de marrom e os beges também são cores neutras.
Cores complementares
As cores complementares são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático O complemento de uma cor primária será uma cor secundária. O complemento de uma cor secundária será uma cor primária. O complemento de uma cor intermédia será outra cor intermédia.
Cores Análogas
Elas são chamadas análogas porque há nelas uma mesma cor base.
O amarelo ouro e o laranja avermelhado tem como base o laranja.
Alguns exemplos:
azul/azul esverdeado/verde
azul/azul arroxeado/roxo
vermelho/vermelho alaranjado/laranja
vermelho/vermelho arroxeado/roxo
amarelo/amarelo alaranjado/laranja
amarelo/amarelo esverdeado/verde