top of page

HARMONIAS CROMÁTICAS

Cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, produzindo um esquema de cores atraente.O círculo cromático ou círculo de cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmônicas.

Para trabalhar bem as harmonias é aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores.

 

Conceitos Importantes

 

Intensidade: cor + branco.

Tom: cor + cinza.

Sombra: cor + preto.

Matiz: é a máxima intensidade da cor, a própria cor, ou a variação de tonalidade obtida pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem mistura de pigmentos pretos ou brancos, formando novas cores.

Cores neutras: são consideradas cores neutras o branco, preto e cinzento.

Cores primárias: são as cores que não podem ser obtidas través da mistura de outras cores.

Cores secundárias: cores formadas por duas cores primárias na mesma proporção. Exemplo: verde (azul + amarelo).

Cores terciárias: cores formadas entre uma cor secundária e uma primária, ou entre as três cores primárias. Exemplo: violeta (vermelho + azul).

Cores quentes: são as cores que se associam às sensações de calor, adrenalina, são cores consideradas mais excitantes. São consideradas cores quentes todas aquelas que, no círculo cromático primário, derivam das cores amarelo e vermelho.

Cores frias: como o próprio nome, são as cores associadas à sensação de frio ou calmante. São, essencialmente, as cores que derivam do violeta, azul e verde.

Monocromia

Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades.

É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.

 

MONO + CROMIA = UMA COR ESCALA

 

MONOCROMÁTICA é a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor. Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor.As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossa própria retina.

Exemplos de escalas monocromáticas

Policromia

 

 

É a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.

 

POLI + CROMIA = MUITAS CORES

 

Em artes gráficas, a policromia é obtida através da combinação das três cores primárias (amarelo; ciano; magenta) mais o preto para realçar os contrastes.

As ilustrações aparecem com cores bonitas. Tonalidades e matizes dão uma agradável sensação a quem olha. Mas, para imprimir, as cores foram separadas. Não resta dúvida de que, para se obter um resultado harmônico da combinação de cores, é necessário um certo critério, bom-senso e um mínimo de conhecimento do uso dos materiais de pintura mas a experiência pessoal é ainda mais decisiva e é o que alimenta a revolução constante da arte. As técnicas de pintura se desenvolveram, se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores “artificiais”, feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos. Você já percebeu quantos corantes consumimos em nossas refeições? É por que a cor dos alimentos também é um atrativo para aguçar o paladar: a gente também come “com os olhos”.

Escala Policromática

Isocromia

 

Isocromia é a harmonia obtida em uma composição usando-se cores diferentes, mas que implicam uma na outra. Por exemplo: uma pintura que tem o VERMELHO como cor predominante e o uso de uma de suas MATIZES. (vermelho/vermelho-arroxeado/vermelho-alaranjado).

Positivo-Negativo

 

Positivo-negativo é uma técnica de composição para trabalhos artísticos que utiliza uma mistura de cores claras e escuras. As principais cores utilizadas no processo são o preto e o branco mas muitos artistas utilizam o jogo de outras várias cores para obterem ótimos resultados em suas obras.

O positivo se refere às cores escuras e o negativo às cores nais claras ou à ausência de cor, cuja prevalência de tonalidade é a do papel do fundo.

Utilizada principalmente em cartazes e jornais devido aos baixos custos, a arte do positivo e negativo é ensinada em muitas escolas de arte.

Historicamente, famosos cartazes e anúncios publicitários fora, publicados utilizando essa técnica. Como materiais mais utilizados para esta técnica estão o nanquim, a aquarela e as colagens.

bottom of page