top of page

Luz, Sombra e Volume

Luz e Sombra

 

Todos os objetos têm um tom "natural" (chamado de tom local pelos artistas), que descreve a quantidade de luz que eles refletem em condições normais. Na realidade, contudo, esse tom local é alternado pela luz que eles refletem em condições normais. Na realidade, contudo, esse tom local é alterado pela luz - natural ou artificial - que incide sobre o objeto. É por isso que os prédios escuros têm tom mais claro quando banhados pelo sol, enquanto os claros parecem ficar mais escuros na sombra.

Frequentemente, uma parte do objeto recebe muita luz, enquanto as outras ficam com tons variados de sombra. Como resultado, o objeto apresenta uma série de tons: alguns são iguais ao tom local; outros , mais claros ou mais escuros. Os tons dependem não só da quantidade de luz mas também de sua fonte e do ângulo en que incide no objeto.

Desenhando com muito cuidado essas mudanças de tom, é possível recriar os efeitos da luz incidindo sobre o motivo, , o que lhe dá profundidade e volume, qualidades bemdistintas das obtidas com o desenho de contorno.

O processo de modificar o tom para produzir luz e sombra é chamado pelos artistas de "modelagem". 

 

Estrutura da Luz e Sombra 
 

A luz e sombra é a parte do acabamento mais importante, não dá para você imaginar um objeto finalizado se este não tiver luz e sombra.

 

Antes de desenhar a luz e as sombras que você vê, você precisa treinar seus olhos para ver como um artista.

 

Os valores são os diferentes tons de cinza entre o branco e o preto. Os artistas usam valores para traduzir a luz e as sombras que vêem em sombreamento, criando assim a ilusão de uma terceira dimensão.

Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento.

Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos. 

 

Com o sombreamento, a ilusão mágica de realidade tridimensional aparece em seu papel de desenho.

 

Se o objeto for iluminado por todos os lados ou se tiver sombra ou escuro por todo os lados, ele não aparece, ou seja, você verá tudo claro ou tudo escuro.

 

Então é necessário determinar uma fonte de luz para iluminar o objeto, iniciando assim a forma do mesmo.

 

Com essa fonte de luz pronta, você precisará texturizar, escolher os lados e as faces do objeto que não receberão a luz para poder escurecer essas faces juntamente com essas texturas,  formando assim, o volume.

Com isso, é importante aprender que a iluminação poderá ter até 5 partes:

  • Brilho, ou seja, a área que não será pintada, representando a área de maior concentração da luz.

  • Meio tom

  • Sombra

  • A luz refletida

  • Sombra projetada

 

Sombra própria e projetada
 

Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. 

O volume é o que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

 

Podemos definir dois tipos de sombras: 

 

  • as próprias 

  • as projetadas.

 

As sombras próprias são as que originam o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
 

bottom of page