top of page

Proporção

Se observarmos com atenção as dimensões (altura e largura) de uma árvore, por exemplo, veremos que há relações entre esses dois dados. Se desejamos desenhá-la, temos que observar essas relações. São as suas proporções, ou seja, as relações matemáticas que existem entre suas medidas.

Essas relações continuam iguais mesmo que o nosso desenho seja reduzido para o tamanho de um selo ou ampliado para o tamanho de uma parede.

Quando não respeitamos as proporções, nossos desenhos ou trabalhos podem apresentar problemas. Mas há artistas que exploram justamente a falta de proporção ou a quebra das proporções para darem aos seus trabalhos um clima estranho e inquietante.

A Proporção na Figura Humana

O primeiro estudo das proporções do corpo humano foi feito por Leonardo da Vinci, em 1500.

Um dos maiores gênios de todos os tempos, Leonardo da Vinci (1452 - 1519) atuou como pintor, escultor, inventor, arquiteto e cientista. Foi precursor do avião e entre inventos destacam-se o escafandro, o pára-quedas e o isqueiro.

 

Renascimento

 

O homem é o centro do universo. Assim se pode resumir o pensamento que começou a se difundir entre os artistas que viveram na Itália entre os séculos XV e XVI. Na Europa, muita coisa já vinha interferindo nas decisões políticas, se enfraquecia; com isso, os imperadores passaram a ter mais poder. A vida econômica também se transforma. Tudo isso gerava novas idéias, a busca de soluções, a valorização do homem. Agora, cabia ao homem descobrir, investigar, raciocinar, pois terminava o período em que a Igreja pensava por todos e ameaçava com o castigo de Deus aqueles que ousassem pensar por conta própria.Essa valorização do homem faz renascer a arquitetura, a literatura, a música, a pintura, a escultura, e ajudou a criar uma nova visão política. Por isso, esse período é conhecido como Renascimento. Descobria-se a beleza física do homem e da mulher, investigava-se sua anatomia, exercitava-se a arte de pensar, criar, imaginar, e não apenas a habilidade técnica. Isso já ocorrera na Antiguidade, muitos séculos antes. No entanto, ficou esquecido, adormecido nessa época que ficou conhecida como Idade Média.Os três maiores representantes do Renascimento na Itália foram Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci, que pode ser tomado como o exemplo da vontade de descobrir, inventar, conhecer e criar que caracterizou o período renascentista.

 

O Homem Vitruviano

 

O Homem Vitruviano é um desenho de 1492, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. Também é um conceito da obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião.O conceito elabora a noção a respeito da divina proporção através do raciocínio matemático, sendo um modelo ideal para todo o ser humano. As proporções do “homem vitruviano” são perfeitas e inserem o conceito clássico e divino de beleza. As descrições de Vitrúvio foram se perdendo no decorrer dos anos e as cópias fugindo do traço original, dentre tantos desenhos, ficando a representação gráfica de Da Vinci a mais difundida no momento atual. Leonardo Da Vinci teria feito o desenho no ano de 1490, e faz parte da coleção “Gallerie dell’Accademia”, na cidade de Veneza, Itália. No desenho, as posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferenciadas inscritas em círculo, sendo o centro da figura o umbigo.O desenho reúne todo o interesse que Leonardo Da Vinci possuía sobre arte e ciência, o desenho tornou-se mais pleno nas mão de Da Vinci, no qual há correções de medidas à perfeição da forma humana. No conceito da “Divina proporção”, tão expressado em obras renascentista , há a busca e definição das partes corporais do ser humano. Entende-se que a “Divina proporção” teve uma de suas origens na Grécia Antiga, onde se conhecia os quatro sólidos geométricos perfeitos: “tetraedro”, “hexaedro”, “octaedro” e “icosaedro”, associados aos quatro elementos da natureza.

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano

http://www.famat.ufu.br/eventos/semat6/docs/giselle.pdf

http://www.discoverybrasil.com/web/davinci/historia/Homem-Vitruviano/

La Gioconda ou Monalisa

(1503-1313)

Leonardo da Vinci

Homem Vitruviano - 1490

Leonardo da Vinci

Desenho da Figura Humana

Desde a Antiguidade, grandes artistas preocuparam-se em estabelecer as proporções harmônicas da figura humana. Atualmente é adotado o cânone grego, que subdivide o corpo em oito "cabeças".A metade exata do corpo humano está na quarta divisão, que passa pela articulação superior da coxa e mostra que o comprimento do membro inferior (coxa, perna e pé) é igual ao do tronco mais o da cabeça e o do pescoço. Ainda segundo esse cânone, o comprimento da mão equivale ao da cabeça, e o do pé corresponde à metade do da perna.

Observe os pontos:

Proporções a partir de manequins que podem ser encontrados em tamanho natural ou menores

Manequim feminino de 30cm de altura

AS PROPORÇÕES DO ROSTO.

 

O rosto humano está dividido em partes e proporções que nos permitem construir as feições. A primeira coisa a observar é que de fato a face humana é mais semelhante a um ovo do que a um circulo.

A forma básica da cara é a forma de um ovo. Mais larga na parte da cabeça, mais estreita na parte do queixo.

A largura da cabeça, é 5 vezes a largura de um olho.

Se dividirmos verticalmente esta figura oval, que representa a cara, podemos concluir que ela é simétrica. No entanto, embora na realidade sabemos que nenhum rosto é perfeitamente simétrico, para os efeitos deste estudo de proporções, vamos assumir que assim é.

 

A REGRA DAS METADES

 

É possível colocar todas as componentes do rosto nas posições corretas realizando simples medidas e utilizando só o nosso lápis como guia.

Para grande surpresa de muitos artistas principiantes, todas as componentes que conformam o rosto, isto é, olhos, nariz, boca, orelhas, etc, estão colocadas na metade inferior desta forma ovalada que conforma a cara. A linha do cabelo é a única parte do rosto a colocar acima desta linha horizontal imaginária.

  • Os olhos estão colocados na linha que divide o rosto a meio, horizontalmente. As sobrancelhas estão colocadas ligeiramente acima desta linha

  • A parte inferior do nariz esta sobre a linha media entre a linha dos olhos e a linha do queixo.Esta linha passa pela parte inferior do nariz e os lóbulos das orelhas.

  • As orelhas estão alinhadas inferiormente com a linha do nariz e superiormente com a linha das sobrancelhas.

  • A parte inferior do lábio inferior, esta colocado sobre a linha media entre a linha do nariz e a linha do queixo.

 

LOCALIZAÇÃO EXATA DOS OLHOS

 

Sendo os olhos a primeira coisa que se observa num retrato, devemos por especial atenção na forma, colocação, expressão e proporção deles em relação ao resto da cara.

Como ja explicamos, os olhos estão localizados na linha central entre o topo da cabeça e o queixo... mas qual é o espaçamento e qual a proporção de relação vertical.

  • O centro do olho esta alinhado verticalmente com a comissura dos lábios.

  • O canto do lacrimal esta alinhado verticalmente com a largura do nariz.

  • A largura do nariz e o espaço entre os olhos, corresponde por regra geral á largura de um olho.

Olhos masculinos

Olhos femininos

PASSO A PASSO

Localização das orelhas proporcionalmente ao restante do rosto

Boca

Nariz

Olhos

Orelhas

Como Desenhar: Rosto - proporções

Desenho de Olho Hiper-realista - Hyper-realistic eye drawing

bottom of page